domingo, 15 de maio de 2011

Poema de sete faces (Carlos Drummond de Andrade)


Quando nasci, um anjo torto  
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauchena vida.                                    As casas espiam os homens.
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
 
O bonde passa cheio de pernas:                                            não houvesse tantos desejos.
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.

O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.                        Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
Mundo mundo vasto mundo,                                                     se sabias que eu era fraco.
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mas vasto é meu coração.

                                                                          Eu não devia te dizer
                                                                          mas essa lua
                                                                          mas esse conhaque
                                                                          botam a gente comovido como o diabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário